quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Mancha de Mofo e Bolor- Como Tirar


Manchas de mofo e bolor nem sempre é possível tirar, depende de quanto tempo a mancha está no tecido. Manchas recentes de algumas semanas podem ser retiradas com a dica que daremos aqui.

Manchas recentes podem ser removidas na lavagem comum da roupa, acrescentando alvejantes com ou sem cloro. Os alvejantes sem cloro, que usam perborato de sódio, atacam menos as fibras do tecido e por isso estragam menos as roupas. Mas sua ação é mais lenta do que a dos alvejantes com cloro, o que implica em repetir mais vezes a lavagem.
Abaixo uma fórmula indicada pelo professor de química têxtil do Senai, Vladimir Constantino Valério. Não use em roupas coloridas sem antes fazer um teste.

Coloque em um recipiente 5 colheres de sopa de água sanitária e 2 colheres de sopa de um produto de limpeza pesada, com os utilizados para retirar gordura de fogões e azulejos.

Misture e aplique a solução sobre a mancha. Espere uns minutos e se necessário esfregue devagar para não rasgar a peça. Se a mancha diminuir e ainda continuar mesmo que em parte sobre o tecido repita a operação quantas vezes forem necessárias, até a retirada total.

Após a remoção lave a peça em água corrente e aplique sobre o local que estava manchado uma solução pastosa formada por 3 colheres de sopa de açúcar e 5 colheres de sopa de água.
Espere cerca de 3 minutos, enxágue e lave a peça novamente como de costume. 

Use sempre água sanitária de boa qualidade e que foi comprada recentemente, pois com o passar dos dias ela vai se decompondo e perdendo poder de ação. A solução de água e açúcar serve para neutralizar a ação do cloro que possa ter restado na roupa.

O que nunca deve ser feito



Nunca tente remover a mancha de mofo e bolor lavando com água quente, pois isso vai cozer o tecido e fixar ainda mais a mancha. Você também nunca deve utilizar a solução de água sanitária se a roupa for de elastano, também conhecido por lycra, pois o cloro age agressivamente sobre este tipo de fibra e destrói a peça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...