domingo, 8 de janeiro de 2017

Dica de óleos naturais para cabelos crespos e cacheados



Dica preciosa original no endereço: http://natural.enternauta.com.br/beleza/oleos-naturais-para-cabelos-crespos/  - e para eles todos os créditos. Imagem ilustrativa de Maria Luiza Alessio

Óleos Naturais Para Cabelos Crespos

Os óleos naturais são ótimos para cuidar dos cabelos crespos porque recuperam a oleosidade natural dos fios. O formato cacheado dificulta a chegada do óleo produzido no couro cabeludo até as pontas. Por isso, quem tem os cabelos tipo afro precisa prestar mais atenção à questão da umectação. 

Óleo Natural de Abacate

abacate é uma fruta rica em óleos graxos essenciais e antioxidantes. Por isso, o óleo extraído dele tem um alto poder de hidratação. Quando aplicado nos cabelos, o óleo natural de abacate recupera o brilho, hidrata e mantém a suavidade. O resultado é um cabelo com aspecto mais bem cuidado e com menos frizz.

Azeite de Oliva

azeite de oliva, tão usado na culinária, também é poderoso para os cabelos afro. Assim como o óleo de abacate, ele contém antioxidantes e ácidos graxo que ajudam a cuidar dos fios. O azeite também ajuda a combater a caspa e outros problemas que atacam o couro cabeludo. Nos fios, traz mais brilho, fortalece a aumenta a elasticidade.

Óleo de Alecrim

O óleo de alecrim pode ser uma boa opção para quem tem problemas de crescimento nos fios. O cabelo afro demora mais para crescer por causa do seu desenho encaracolado, mas o processo pode ficar mais rápido com o uso do óleo. Ele estimula os folículos capilares, facilitando o crescimento. Além disso, recupera a oleosidade dos fios e previne a perda de cabelo.

Óleo de Rícino

Outra opção excelente para o cabelo crespo é o óleo de rícino. Ele atua no couro cabeludo combatendo possível inflamações ajudando no crescimento. Também contribui para repor a massa perdida pelos fios cotidianamente, deixando-o mais forte. Para quem tem pontas duplas ou muito ressecadas, o óleo de rícino é ideal para controlar os dois problemas.

Óleo de Cártamo

Além de fazer bem para a saúde do corpo, o óleo de cártamo também é bom para os cabelos. Ele hidrata os fios, nutre os folículos capilares e cria uma camada protetora sobre os cabelos. Além disso, as propriedades do óleo estimulam a circulação sanguínea no couro cabeludo, ajudando a fortalecer os fios e prevenir a queda.

Óleo de Coco

O óleo de coco ganhou fama nos últimos anos, sendo usado tanto na alimentação quanto nos cuidados cosméticos. Ele tem ação antioxidante, antibacteriana e antifúngica. Também é regenerador e estimula o crescimento dos fios. Seus ácidos graxos nutrem dando mais brilho e força, com o benefício de não deixar a raiz dos cabelos muito oleosas.

Óleo de Amêndoas

Por fim, o óleo de amêndoas doces, que é famoso como cosmético, sobretudo nos cuidados com a pele. Nos cabelos, o produto age como selante, impedindo que o fio perca água para o ambiente. Ele também participa da reposição de massa e dá mais brilho. Quando o aplicado no couro cabeludo, previne a queda capilar e acelera o crescimento.

Receitas Caseiras

Agora que você já conhece as utilidades dos diferentes tipos de óleo, confira algumas receitas caseiras que ajudam a cuidar dos fios deixando-os mais bonitos e fortalecidos.

Máscara Com Alecrim e Azeite

Coloque meia xícara (chá) de azeite para esquentar em banho maria. Enquanto isso, coloque um punhado de alecrim em um vidro limpo com tampa. Cubra os ramos com o azeite aquecido, tampe e deixe agir por três dias. Depois aplique o óleo sobre os fios secos, espalhando em cada uma das mechas. Massageie também o couro cabeludo. Em seguida enrole uma toalha e deixe o óleo agir por 30 minutos. Lave bem com o shampoo de sua preferência e finalize com um condicionador leve apenas nas pontas.

Máscara de Óleo de Coco e Iogurte

Coloque em um recipiente 2 colheres (sopa) de iogurte natural e 2 colheres (sopa) de óleo de coco. Misture bem com e aplique nos fios desde a raiz até as pontas. Massageie bem cada mecha, enrole os cabelos e cubra com uma touca de plástico. Espere 30 minutos antes de enxaguar. Se quiser, enxágue com água e vinagre de maçã (que remove impurezas e equilibra o pH dos fios). Depois lave com o shampoo de sua preferência e finalize com um pouco de condicionador.

Máscara de Mel e Azeite de Oliva

Em um potinho coloque 3 colheres (sopa) de azeite de oliva e 1 colher (sopa) de mel. Misture bem e aplique sobre os fios secos ou depois de lavados. Espalhe para que nenhuma parte dos cabelos fique sem a mistura. Massageie bem o couro cabeludo também, pois os antioxidantes do azeite ajudam a tratar os folículos capilares. Após a aplicação, enrole uma toalha quente e deixe a máscara agir por de 30 minutos a 1 hora. Passado esse tempo, lave bem com shampoo para remover o óleo. Depois passe condicionador somente nas pontas para não deixar os fios muito pesados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...