sábado, 31 de dezembro de 2016

Cabelos Crespos e Cacheados - Tratamento caseiro


Amo cabelos crespos, eles emolduram o rosto de maneira que só a sábia natureza sabe fazer. Mas...dão trabalho para tirar o excesso de volume e abaixo tem dicas preciosas para tratar as madeixas encaracoladas em casa. (na foto a lindíssima Maria Luiza)

Os cabelos cacheados crescem lisos a partir da raiz e formam cachos ao longo do fio. Os cachos dos cabelos impedem que a oleosidade produzida na raiz chegue até as pontas e —  apesar de normalmente serem menos ressecados que os cabelos crespos — eles acabam ficando também um pouco mais secos, frágeis, arrepiados e sem forma. Mas se você tomar os cuidados necessários, os cachos podem tornar-se belos, soltos e definidos.


Principais Vantagens dos Cabelos Cacheados

Os cabelos cacheados têm mais volume e ficam bem com diversos tipos de penteados. Além disso, pessoas com esse tipo de fio dificilmente tem cabelos oleosos. Muito pelo contrário, eles costumam ser mais secos no comprimento, pedindo cuidados de hidratação.

Outra vantagem é não precisar penteá-los todos os dias. Inclusive, fazer isso pode aumentar a quebra dos fios, além de fazê-los perder a forma.


Principais Problemas dos Cabelos Cacheados

Os cabelos cacheados, no entanto, têm problemas bem específicos. Tudo começa com a estrutura do fio, que é irregular. Por isso mesmo os cabelos cacheados são mais frágeis e porosos, reagindo pior à aplicação de químicas, pois as absorve mais e acaba se danificando mais facilmente. No entanto, alguns costumam ser mais grossos, o que compensa esse problema.

Além disso, a estrutura irregular do fio nos cabelos cacheados não permite que a oleosidade da raiz se espalhe para as pontas, tornando esses cabelos mais secos. Por fim, esses fios também têm maior tendência ao frizz, principalmente quando são alisados com secadores e escova, grandes agentes do problema.

Como Cuidar


Lave-os utilizando apenas água morna, pois a água muito quente resseca ainda mais os fios.
Se for lavar todos os dias, utilize apenas produtos específicos e de qualidade.
Massageie o couro cabeludo durante a lavagem para estimular a produção de sebo protetor nos cabelos.
Depois de lavar seu cabelo, remova o excesso de água com uma camiseta macia de algodão ao invés de uma toalha. Assim você previne o frizz e evita que o cabelo fique bagunçado. Ao contrário da camiseta, as toalhas absorvem água demais. A maciez da peça ajudará a suavizar seus cachos e irá evitar que eles embaracem.
Com os cabelos ainda molhados, aplique, em pequenas quantidades, o creme para pentear nas mãos e espalhe pelos fios na quantidade necessária.
Ao longo do dia, se sentir necessidade, aplique pequenas quantidades do creme para pentear. Deve-se tomar o cuidado de não utilizar uma quantidade excessiva, o que deixa os fios opacos e sem movimento.
Evite penteá-los a seco. Procure penteá-los quando ainda estiverem úmidos, para manter a estrutura intacta.
Desembarace-os cuidadosamente, iniciando sempre das pontas até a raiz.
Utilize máscaras hidratantes de tratamento intensivo de acordo com a necessidade (em casa ou no salão).
Utilize finalizadores diários em abundância, tais como silicone, gloss, leave in, reparadores de pontas, spray intensificador de brilho, pomadas e mousses.
Corte periodicamente os cabelos, para evitar o ressecamento dos fios e controlar os cachos.
Se você tem o cabelo extremamente seco, não use shampoo e lave os fios apenas com condicionador uma vez por semana (ou quantas vezes for necessário) para evitar que seu cabelo fique armado. Se o seu cabelo não tem óleo ou umidade, você não precisa de shampoo. Confira a técnica Co-wash.
Aplique óleo de coco no cabelo antes de tomar banho para fazer uma hidratação profunda. Se o seu cabelo for extremamente seco, você pode usar o óleo como um reparador de pontas.
Para definir seus cachos, faça uma mistura com água e leave-in. Passe nas pontas e amasse o cabelo com as mãos. Esse truque é ótimo para os dias em que você não lavou os fios.
Para definir os cachos de maneira natural, sem produtos químicos, experimente a linhaça para os cachos.

TRATAMENTO: Cabelos cacheados usando abacate e mel


Cacheados: cabelos macios, mais leves, brilhosos e com menos volume.
Você vai utilizar

– 1 beterraba
– 1 cenoura

Modo de fazer

– Rale a cenoura e corte a beterraba em cubinhos. Coloque tudo no liquidificador e deixe bater com um pouco de água filtrada.
– Pegue um pano limpo, coloque a mistura dentro e esprema para coar o suco da mistura em um recipiente.
– Misture este suco no seu creme de hidratação de costume até formar uma pasta. Lave seus cabelos antes com seu shampoo de preferência e logo depois aplique a máscara de hidratação mecha a mecha. Deixe agir por 20 min envoltos numa touca ou em plástico PVC para gerar calor e os fios absorvem melhor os produtos. Enxágue e aplique condicionador.
– Finalize com seu creme de preferência.
Máscara de hidratação para cabelos crespos e cacheados: leveza, maciez e brilho.
Você vai utilizar


– 1 colher de azeite (qualquer marca)
– 1 colher de açúcar
– 1 ampola de reparação (de sua preferência)
– Creme de hidratação de costume

Modo de fazer
Junte um pouco do seu creme de hidratação com os outros produtos, formando uma pasta. Antes de aplicar a máscara de hidratação, coloque um pouco de azeite nas mãos e faça uma massagem no couro cabeludo.
– Aplique a máscara de hidratação nos fios mecha a mecha e deixe agir por 30 min envolto numa touca ou plástico PVC.
– Após o tempo de 30 min enxágue os cabelo e lave com shampoo e condicionador.
– Finalize com seu creme de preferência (leave-in ou creme de pentear).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...